sexta-feira, 24 de junho de 2011

As águas na Umbanda

Olorum o Criador nos propicia através da natureza tudo que precisamos pra nos mantermos em harmonia, e em perfeita conexão com Ele. Os elementos : água , fogo, terra , ar  e éter (luz) são presentes que o Pai oferece todos os dias para aqueles que buscam a  cura, renovação, transmutação, equilibrio etc. Nesta postagem falaremos um pouco sobre a água e posteriormente estaremos discorrendo sobre os outros elementos.
A  melhor definição para o significado da palavra água na umbanda é esta: VIDA! Sem agua não haveria vida no planeta, e por seu poder de propiciar vida ela atrai a vida à sua volta, seja material ou Espiritual.
 Está presente em praticamente todos os trabalhos na Umbanda e sua e sua função é importantíssima. É  usada de forma variada dentro do ritual como por exemplo:
·        nos banhos de amacis,
·        para cozinhar,
·        para lavar as guias,
·        para descarregar os maus fluídos,
·        para o batismo
·        nas oferendas
·        nas quartinhas
·        nas obrigações
·        nos copos de firmeza para o anjo de guarda etc.
A água tem o poder de absorver, acumular ou descarregar qualquer vibração, seja benéfica ou maléfica e dependendo de sua procedência (mares, rios, chuvas e poços), terá um emprego diferente nas obrigações.
O banho é a renovação do corpo e da alma, pois quando o corpo se sente bem e se acha refeito do cansaço, a alma fica também apta a vibrar harmoniosamente.
 A agua usada em rituais é  de procedência de dez campos sagrados:
·        Água das Rochas – agua que fica detida entre as rochas e está ligada ao orixá Xangô e entre suas funçoes pode proporcionar força fisica, vitalidade, boa vontade, disposição e sabedoria.
Água do Mar -  agua salgada é ligada ao orixá yemanjá e atua como imã de energias negativas (o sal- representa materialmente o elemento luz- é um dos maiores elementos de descarrego), anti-séptica e cicatrizante, traz a fertilidade, calma. Ideal se realizado este banho  em mar com ondas e sob o sol. Com as ondas, a água do mar bate contra as rochas e as areias da praia e com esse movimento se livra de todas as impurezas, por isso nunca se apanha água do mar quando o mesmo está sem ondas.
·        Água da mina – ligada às orixás Oxum e Nanã, dentre suas funções pode proporcionar  força, vitalidade - é a mais indicada para se utilizar nas quartinhas e em assentamentos de anjo-de-guarda.
Água do Mar Doce -  Encontro de rio e mar. Ligada a  orixá Ewá – é utilizada no tratamento do corpo sentimental, estimula o bom humor, bom senso e auxilia na tomada de decisões.
Água da chuva - Ligada  às Orixás Nanã e Oxum - A água da chuva, quando cai é benéfica, pura e tem excelente função de limpeza e descarrego, porém, depois de cair no chão, torna-se pesada, pois atrai à si as vibrações negativas do local, por isso deve-se ter o cuidado necessário ao coletar para que não se contamine e perca o axé.
·        Água da cachoeira – ligada aos Orixás Oxum e Xangô utilizada para harmonizar os sentimentos, afeto, estimular a força de pensamento, despertar a alegria, jovialidade. A água da cachoeira, é água batida nas pedras, nas quais vibra, crepita e livra-se de todas as impurezas, sendo também que a queda d’água provoca um excelente “choque” em nosso corpo, restituindo as energias, ao mesmo tempo que limpamos toda a nossa alma.Ideal se tomado em cachoeiras localizadas próximas de matas e sob o sol.
·        Água do rio - Ligada a  Mamãe Oxum (na correnteza) e a Obá (nas margens) - propicia determinação e  bons pensamentos.

·  Água do poço - Ligada a Nanã – traz resistência nos embates da vida, discernimento e sabedoria.
·        Água dos lagos e lagoas - Ligada ao Orixá  Oxumarê – utilizada para estimular a criatividade e a  imaginação.
Água do orvalho - Ligada ao Orixá  Oxalá e deve ser  recolhido das folhas, ao alvorecer do dia. – proporciona a calma, paciência e fecundidade.

Como vimos, todas essas águas podem ser utilizadas em banhos e se puder ser diretamente nos locais de vibração da natureza é melhor ainda, por exemplo: os banhos de cachoeira, de mar( axé de Yemanjá), de água de Mina( axé de Mamãe oxum e Nanã), de chuva (axé de Nanã), de rio( axé de mamãe Oxum ou mãe  Obá), etc. Muitos banhos têm dia e hora para tomar, de acordo com o orixá que rege a Coroa do médium, portanto na dúvida é importante sempre buscar esclarecimento e se não for possivel banhar-se diretamente nos locais de origem das mesmas, estas águas devem preferencialmente ser recolhidas e armazenadas de acordo com a orientação do Guia chefe da casa ou dirigente espiritual (Yálorixá/Babalorixá), até porque algumas águas não podem e não devem ser armazenadas por muito tempo.


Hino à Yemanjá


               

Formosa, senhora dos mares
Teu canto irradia
O amor de Olorum.
Espalha a sua harmonia
Envolve em seu manto todas as famílias.

Oh! Mãe da fraternidade
Sereia sagrada, Rainha do mar
Tocai o planeta com sua bondade
Oh! mãe Yemanjá!

Mãe bela, que traz a união
Teu reino é um dos tronos
Da geração
Senhora das águas salgadas
A ti entregamos nossos corações.

Calunga grande, este é o seu portal
Pode transformar, libertar do mal
Hoje vim saudar à mãe Yemanjá
E todos os seus falangeiros
Os seres do mar...

Hino à Nanã




 Nanã é força divina
Respeito e seriedade
Derramai a sua benção
Sobre a humanidade
Tocando os corações
Com a sua caridade.

Do pântano mais lodoso
Nasce o lírio perfumado
Do seu barro mãe Nanã
Renascerei transformado
Pra servir a Olorum
Como um filho abnegado.

De alma ajoelhada,
Te louvo Mãe anciã
Saravá toda a Aruanda
Saravá minha mãe Nanã.

Hino a Xangô


                  

No alto da pedreira
Ouvi o ribombo de um trovão
Era o rei da justiça estendendo a sua mão.

Derramando sobre a terra
Sua luz, sua benção
Trazendo o equilíbrio, a firmeza e a razão.

Xangô, Xangô, kaô ,kaô
Com a força das pedreiras
Nos conduz ao criador.
Xangô, xangô, kaô ,kaô
Senhor da integridade
Recebei nosso louvor.

Nos momentos de fraqueza, de dor ou indecisão
Trazei sua fortaleza, seu axé e proteção.

Com o fogo da justiça despertai em todo irmão
Os valores verdadeiros, o amor no coração
Que auxilia as criaturas rumo à evolução.

Xangô, xangô...

Hino de Oxossi



Quando o sol nasce
Vem as matas iluminar
Toda a natureza louva
Ao senhor do Juremá.

Oh! caçador de almas
Despertai a humanidade
Trazei o conhecimento,
Mostrando a verdade.

Que o verde de suas matas
Sua força e destreza
Nos traga libertação
Das lutas e  fraquezas.

Pai Oxossi, te pedimos
oh! Valente caçador
Que conduza nossos passos
No aprendizado do amor.

Rei do verde da floresta
Fazei-me  seu trabalhador
Que eu ampare aos que necessitam
E os conduza ao criador.

Que a fé inabalável
 Seja a arma pra lutar
Que a luz de suas falanges
Possa  sempre nos guiar.