domingo, 24 de fevereiro de 2013

Curiosidade - Namastê


Significados na cultura global

Recentemente, e mais globalmente, o termo namastê foi associado especialmente à ioga e à meditação. Neste contexto, ele foi visto em uma grande variedade de termos com significados complicados e poéticos que se ligam com as origens espirituais da palavra. Alguns exemplos:
- "Curtir a vida intensamente"-popular na cultura induista
- "Eu honro o Espírito em você que também está em mim." -- atribuída ao autor Deepak Chopra
- "Eu honro o local em você em que o Universo inteiro reside, eu honro o lugar em você que é de Amor, de Integridade, de Sabedoria e de Paz. Quando você está neste lugar em você, e eu estou neste lugar em mim, nós somos um."
-“Eu saudo o Deus dentro de você."
- "Seu espírito e meu espírito são um." -- atribuída à Lilias Folan, ensinamentos compartilhados de sua jornada à Índia.
- "O divino em mim cumprimenta o divino em você."
- "A Divinidade dentro de mim compreende e adora a Divinidade dentro de você."
- "Tudo que é melhor e mais superior em mim cumprimenta/saúda tudo que é melhor e mais alto em você"
- "O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você."

 Namastê, á todos os leitores em nome da Casa de Umbanda Mãe Maria. 


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Você exercita o Amor Incondicional?



O verdadeiro amor não coloca condições, não coloca distâncias, não coloca empecilhos.
O amor verdadeiro é livre, livre do ego, da vaidade, da cobiça, da maledicência, do julgamento, de querer atender a si mesmo. É altruísta. Pensa no outro antes de si mesmo. E coloca toda a sua atenção naquilo que ama. Sem apego! É todo ouvido, todo coração. É todo olhos, sentidos. É inteiro naquilo que é.
 O amor incondicional se entrega, não conhece o medo, pois carrega a plena certeza de que Olorum aquele que o conduz... é justo e jamais o abandonaria. Se o medo se aproxima, anula-o com o balsamo da fé, em função de algo maior.
O amor é coragem, é a força que anima a alma. O amor é alegria e não cansaço ou crítica! O amor verdadeiro não conhece a palavra “meu”, porque entende que o outro é um ser individual e que somente entrando em “seu” coração, pode compreender e partilhar. O amor não é o que é por expectativas. Não é temporal. É permanência, fluidez. Não conhece a culpa. Conhece a desculpa, o perdão, a compreensão. Porque é livre de julgamentos e condenações... Aproxima, ao invés de afastar. Fala baixo, ao invés de gritar ou agredir. Porque a nada e a ninguém quer impor-se.
 O amor incondicional é mais ouvidos do que verbo. É mais gestos e atitudes, do que palavras.
O amor vai onde a necessidade está, onde há o vazio. Não escolhe, por vezes, aquilo que agrada a si mesmo, mas onde é útil o seu coração. Sabe que os excessos são prejudiciais e conhece as medidas certas de se doar, sem invadir o outro, não impõe que os outros se nivelem á sua opinião.  
O amor incondicional transforma, porque Ele vem das mãos do Criador e tudo que o amor do Pai toca ele transforma pra melhor. O amor incondicional é príncipe da tolerância e do respeito, guerreiro sem armas de fogo, força da suavidade e compaixão honesta, caridade profunda.
Vai além de seus próprios problemas, porque reconhece que os outros também os têm. E muitas vezes renuncia a si mesmo em favor do outro...
Questione-se de suas expectativas mediante àqueles que você diz amar; se você os ama somente quando o agradam; se você é capaz de amar quando ninguém é capaz de fazer o mesmo. Pergunte-se se você é capaz de ser luz na escuridão, de sorrir quando o outro é agressividade; de ser paz mediante a discórdia, de ser compreensão mediante o equivoco, se sabe respeitar o livre arbítrio alheio, e não somente o seu e se é capaz de não impor a sua verdade e compreender a verdade alheia.
 Será que você é capaz de entrar no coração de seu filho, irmão, companheiro ou companheira, amigo ou patrão ou vizinho? Você se permite conhecer um desconhecido ou então conhecer a fundo aqueles a quem acha que já conhece há tempos? É capaz de olhar além das aparências e do superficial e se deixar enxergar o que somente o coração é capaz? Será que é capaz de deixar de aleijar as pessoas que ama somente pelo simples intuito de dominação e ajudá-las a aprenderem a andar?

Pergunte-se se é capaz de compreender que desapegando-se daqueles que ama, você caminha lado a lado com eles. Você os olha na mesma altura dos olhos. Você os sente com a mesma batida do coração. Perceba que você não é menos ou mais do que aqueles que o geraram, de que você não é menos ou mais do que aqueles que o contrataram. Deixe de lado suas pobres expectativas ou suas frustrações, ou suas ilusões...

Experimente a entrega, a renúncia ao ego, a fé no Criador, a plena certeza de que Olorum que é a fonte inesgotável de Amor... Que conhece o ontem, te oportuniza situações hoje de construir um presente de serviço no bem garantindo um futuro de paz e  de libertação da dor. Experimente sentir, ao invés de rotular a si e ao outro, colocar-se como aprendiz ao invés de detentor do saber.
Experimente o amor... Ao invés da lamentação. Ser grato por tudo o que é, por tudo o que agora lhe serve. Olhe em torno de você e veja o quanto é abençoado... Experimente as dimensões de seu coração em sua totalidade! Buscar exercer o Amor incondicional por todas as criaturas deve ser a meta do ser humano, pois somos interligados pelo Amor Divino, interdependentes entre si.
JOANNA DE ÂNGELIS ENSINA: O amor é a vibração de Deus que perpassa em todas as coisas do Universo. livro:Autodescobrimento
 Quem acha que faz favor ao outro (é condicional) oferece um empréstimo. Quem ama incondicionalmente faz uma doação.


Fragmentos do texto escrito por: Fernanda Lopes de Luzia ,
Terapeuta especializada em qualidade de vida
                                                             Adaptações de casa de umbanda “Mae Maria” -Instituto Aruandê

Ervas na Umbanda.


As ervas são um importante elemento de trabalho da Umbanda, servindo a diversas finalidades, como banhos, defumações e para uso medicinal.As ervas estão presentes em todas as religiões, dentro de todos os rituais religiosos, desde sempre. E a Umbanda é a religião que respeita , cultua e utiliza as forças da natureza concedidas por Olorum o Criador. 
As ervas são organismos vivos. Há um vida espiritual contida em cada erva. Isso é chamado de *Imanescência Divina, o espírito vivo de Deus que anima tudo. Dos elementos da natureza, o mais parecido com o da natureza humana é o vegetal, pois ele nasce, cresce, se reproduz e morre. Esse espírito vivo possui características energéticas definidas pela vibração passada aos organismos à sua volta.  Essa vibração magnética é polarizada, ou seja, pode ser positiva ou negativa. Então, uma erva é atribuída a um Orixá por analogia vibratória. Energia que está presente na vibração do Orixá com a energia que está presente na vibração da erva. 
Quando se fala em ervas, subentende-se toda a planta: raiz, caule, folhas, frutos e sementes. Existem também as resinas, que são a seiva vegetal endurecida extraída da casca das árvores, muito usadas em defumações.
O conhecimento das ervas, suas propriedades e aplicações, é transmitido de geração a geração e, também, pelos dos Guias Espirituais, que indicam e/ou preparam as ervas para os mais variados usos, já que eles sabem exatamente como manipular a essência ou propriedade de qual planta usar. 
As plantas são cultivadas e  retiradas da terra, e por isso trazem consigo a energia deste elemento, o prana das plantas fica ainda mais intenso unido com o amor, e a fé sincera de quem manipula a erva. 


terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Sal Grosso



SAL GROSSO:

O sal grosso é considerado um potente purificador de ambientes. 
Povos distintos usam o sal para combater o mau-olhado, e deixar a casa a salvo de energias nefastas. 
As energias densas costumam se concentrar nos cantos da casa, por isso, colocar um copo de água com sal grosso ou sal de cozinha equilibra essas forças e deixa a casa mais leve. O sal grosso pode ser também usado em banhos e em alimentos, isso depende da necessidade de utilizá-lo. 

Uso do sal grosso



COMO PODE SER ULTILIZADO O SAL GROSSO :
Os povos foram desenvolvendo técnicas de usar o sal, como as abaixo descritas: 

- Uma pitada de sal sobre os ombros afasta a inveja.

-  Para espantar o mau-olhado ou evitar visitas indesejáveis, caboclos e caipiras costumam colocar uma fileira de sal na soleira da porta ou um copo de salmoura do lado esquerdo da entrada. 

- A mistura de sal com água ou álcool absorve tudo de ruim que está no ar, ajuda a purificar e impede que a inveja, o mau-olhado e outros sentimentos inferiores entrem na casa.
- Depois de uma festa, lavar todos os copos e pratos com sal grosso para neutralizar a energia dos convidados, purificando a louça para o uso diário.

-Na tradição africana, quando alguém se muda, as primeiras coisas a entrar na casa são: um copo de água e outro com sal. 

-Usam sal marinho seco, num pires branco atrás da porta para puxar a energia negativa de quem entra. 
Também tomam banho com água salgada com ervas para renovar a energia interna e a vontade de viver. 


O sal é  Símbolo de lealdade na luta de sumô. 
Os campeões jogam sal no ringue para que a luta transcorra com lealdade. Use esse poderoso aliado! 
É barato, fácil de encontrar, e pode lhe ajudar em momentos de dificuldade e de esgotamento energético! 

Banhos com Sal Grosso



Como já foi informado, o sal grosso pode ser colocado em banhos.  Modo de tomar o banho de sal grosso: 
- Após seu banho convencional, deixe um punhado de sal grosso escorrer do pescoço para baixo, embaixo da água da ducha, ou sendo jogado com um balde.
- Banho de sal grosso e o antigo escalda-pés (mergulhar os pés em salmoura bem quente) têm o poder de neutralizar a eletricidade do corpo. 
 - Tomar banho de água salgada com bicarbonato de sódio descarrega as energias ruins e é relaxante. 
-  No banho, o único cuidado é não molhar a cabeça, pois é aí que mora o nosso espírito e ele não deve ser neutralizado. 
 Não são aconselháveis banhos freqüentes com o sal já que ele não retira somente as energias negativas, mas as positivas também. É aconselhado, e isso deve ser feito, que após  o banho de sal grosso deve-se tomar um banho com ervas energéticas, para recompor as energias positivas.


Benefícios de banhos e escalda pé com sal grosso. • 

Fisiológicos: 
Ajuda a desintoxicar o corpo e afastar os vírus. 
Estimula a circulação natural para a melhoria da saúde
Ajuda a aliviar o pé do atleta, calos e calosidades.
Relaxa a tensão, dores musculares e nas articulações. 
Ajuda a aliviar artrite e reumatismo
Ajuda a aliviar a dor lombar crônica

Benefícios estéticos: 
Tira as impurezas da pele
Alivia irritações da pele como psoríase /eczema. 
Alivia comichão, ardor e picadas. 
Suaviza e amacia a pele• Incentiva a pele se renovar.
Ajuda a curar as cicatrizes. 
Restaura o equilíbrio a umidade da pele.

Ocupacional: 
Alivia o cansaço, os pés doloridos e os músculos da perna
Alivia a tensão nas mãos e punhos. 
Ajuda a aliviar lesões ocorridas nas práticas esportivas. 

Psicofísica: 
Proporciona um relaxamento profundo
Ajuda a aliviar o estresse e tensão...
(ZATOR SETTE)

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Orixás



Ori = Coroa; Xá = Luz.

A palavra Orixá quer dizer “Coroa Iluminada”; “Espírito de Luz”. 


 São como os braços de Olorum, para trazer até nós todo o amor do pai. Os Orixás mantém a organização do planeta a partir dos elementos (Ar, fogo, água e terra) e possuem uma energia completamente pura. 

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Para refletir...


A sua irritação não solucionará problema algum…
As suas contrariedades não alteram a natureza das coisas…
Os seus desapontamentos não fazem o trabalho que só o tempo conseguirá realizar.
O seu mau humor não modifica a vida…
A sua dor não impedirá que o sol brilhe amanhã sobre os bons e os maus…
A sua tristeza não iluminará os caminhos…
O seu desânimo não edificará ninguém…
As suas lágrimas não substituem o suor que você deve verter em benefício da sua própria felicidade…
As suas reclamações, ainda mesmo afetivas, jamais acrescentarão nos outros um só grama de simpatia por você…
Não estrague o seu dia.
Aprenda a sabedoria divina,
A desculpar infinitamente, construindo e reconstruindo sempre…
Para o infinito bem!
- Chico Xavier


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Umbanda


A Umbanda é magia branca combatendo magia negra. É uma religião genuinamente brasileira, que possui sim linhas de outros países. A Umbanda é baseada no culto aos Orixás e seus servidores ( guias) . “UM” significa DEUS, e “ banda “ significa tudo aquilo que o pai criou,  desde os Orixás aos seres humanos, deixando claro que não há limitação por raça, cor, etnia, cultura e etc.. Todos são auxiliados, sem preconceito e sem julgamento. Religião que pratica a caridade, e leva o auxilio aos filhos que precisam ( Lembrando que na verdadeira umbanda não é cobrado, pois a partir do momento que se obtém lucro não é mais o considerado caridade). Axé! 


domingo, 3 de fevereiro de 2013

Umbanda é pé no chão!


Muitos se perguntam, o por quê de em terreiros umbandistas, os médiuns não usarem sapatos. 
 O solo representa a morada dos ancestrais e quando estamos descalços tocando com os pés no chão estamos tendo um contato com estes antepassados. Nós costumamos tirar os calçados em respeito ao solo do terreiro, pois seria como se estivéssemos trazendo sujeira da rua para dentro de nossas casas. É também uma forma de representar a humildade e simplicidade do Rito Umbandista. Além disso, nós atuamos como pára-raios naturais, e ao recebermos qualquer energia mais forte, automaticamente ela se dissipa no solo. É uma forma de garantir a segurança do médium para que não acumule e leve determinadas energias consigo.



sábado, 2 de fevereiro de 2013

Iemanjá


Ela mora no mar,
Ela brinca na areia,
No balanço das ondas,
A paz ela semeia.

Ela mora no mar,

Ela brinca na areia,
No balanço das ondas,
A paz ela semeia,

Ai quem é?

 Oguntê, Marabô, Caiala, e Sobá, 
Oloxum, Ynaê, Janaina e Iemanjá.
Oguntê, Marabô, Caiala, e Sobá ,
Oloxum, Ynaê, Janaina e Iemanjá.







Iemanjá


Dia 02 de fevereiro é dia do Orixá  Iemanjá.
Tem como sincretismo Nossa Senhora da Conceição ou Nossa Senhora dos Navegantes. No Brasil, é a rainha das águas e mares, é a protetora dos pescadores e jangadores . É muito popular não só por ser considerada a deusa das águas mas também pelo seu caráter, tolerância, aceitação e carinho.  Sua cora é o azul claro, seus símbolos são a lua minguante, as ondas, peixes e etc.. Sua saudação é Odoya e seu elemento é a água salgada. Seus filhos normalmente são bondosos, confiantes, grandes conselheiros, protetores que acolhem e auxiliam á todos que precisam ,essas qualidades existem devido a grande calmaria desse orixá que tem grande relação com a maternidade e a fraternidade.